Histórico da Ascana

 

Voltar

     A Ascana – Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê – engloba uma área de cana-de-açúcar plantada em 15 municípios da região, sendo 133 quilômetros quadrados entre Avaré e Boracéia e mais 77 quilômetros quadrados entre Bauru e São Manuel. A Ascana tem associados nos municípios de Lençóis Paulista, Pratânia, São Manuel, Areiópolis, Macatuba, Borebi, Agudos, Bauru, Piratininga, Pederneiras, Boracéia, Igaraçu do Tiete, Barra Bonita, Botucatu e Avaré.

     A Associação dos Fornecedores de Cana do Médio Tietê foi fundada no dia 19 de julho de 1959 e até o ano de 2005 levava o nome de Associação dos Fornecedores de Cana da Zona de Lençóis Paulista. A assembléia geral de constituição aconteceu na sede do Ubirama Tênis Clube, contou com a presença de 80 pessoas, e foi presidida por Waldemar Pacífico de Oliveira. Desde a sua fundação, a Associação tem como objetivo defender a categoria dos plantadores e fornecedores de cana-de-açúcar dos municípios de Lençóis Paulista, Macatuba, São Manuel, Areiópolis, Avaré, Pederneiras, Barra Bonita, Agudos, Igaraçu do Tietê e Jaú. No ano de ???, a Associação passou a representar os fornecedores de cana dos 15 municípios citados acima.

 A primeira diretoria foi composta por:

 Presidente - Waldemar Pacífico de Oliveira

Vice-presidente – José Antonio as Silva

Primeiro-secretário – Duílio Capoani

Segundo-secretário – João Martins Tangerino

Primeiro-tesoureiro- Jácomo Langona

Segundo-tesoureiro – Luiz Ferreira

Diretor – Júlio Toniolo

Conselho Fiscal – Miguel Costa, Anério José Casagrande e Lázaro José dos Santos. Henrique Moretto, Joaquim Martins da Silva e Archângelo Brega foram eleitos suplentes.
 
 

Fonte: Conceição Giglioli Carpanezi