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Zilor e Ascana reúnem 1 mil motoristas no lançamento da CampanhaTrânsito Seguro

1º Encontro de Motoristas reuniu colaboradores da Zilor e Ascana e
autoridades, em Lençóis Paulista, na partida da Safra 77 que se inicia em
abril

O 1º Encontro de Motoristas e lançamento da Campanha Trânsito Seguro
marca o início da Safra 77 da Zilor, prevista para o início de abril, e tem
como objetivo garantir a segurança de todos os colaboradores.
O evento promovido pela Zilor Energia e Alimentos e pela Ascana
(Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê) reuniu mais de 1 mil
motoristas do setor canavieiro no Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”,
em Lençóis Paulista, no último dia 22 de março.
O Encontro reforçou as capacitações já realizadas por todas as empresas
agrícolas e trouxe uma reflexão aos motoristas sobre a importância do
trabalho de cada um e de como isso vai impactar positivamente na
segurança do trânsito.
“Não é mais uma safra, é a safra ano 77 da Zilor e dos seus parceiros e
fornecedores. É importante a gente parar um pouquinho para poder falar e
refletir sobre segurança no trânsito. É uma safra que vai ser mais longa
porque a gente tem um volume maior de cana e o objetivo é que essa safra
aconteça dentro da maior segurança possível”, diz Claudio Campanholi,
gerente de Parcerias Agrícolas da Zilor.
Campanholi destaca que o setor canavieiro da região não tem tido histórico
de acidentes e que o evento tem como objetivo reforçar a preocupação com
a segurança, “porque é importante ter uma excelente safra em todos os
aspectos e isso inclui a segurança dos colaboradores e das pessoas que
vivem nas cidades onde a Zilor e seus parceiros atuam. A Segurança é um
VALOR inegociável para nós! Assim como a VIDA dos nossos
Colaboradores”, destaca.
O Presidente da Ascana, Pedro Luís Lorenzetti acrescenta que o desafio
para a safra 2023/2024, que começa no dia 3 de abril e deve moer 8,1

milhões de toneladas de cana em 240 dias, é fazer o trabalho com
segurança no trânsito, sem acidentes.
“No ano passado nós moemos 7,6 milhões de toneladas de cana e o
número de viagens foi de aproximadamente 130 mil descolamentos. Neste
ano, moendo aí 8,1 milhões de toneladas ou um pouco mais, com certeza o
número de viagens vai passar de 145 mil. Se você multiplicar pela
distância média, vai dar 7 milhões de quilômetros rodados só no
transporte de cana, mas temos mais um volume deste nas outras
atividades”, destaca Pedro Luís Lorenzetti, presidente da Ascana.

Lorenzetti conta que nos últimos anos não foi registrado nenhum acidente
grave no transporte canavieiro e que a meta é continuar assim, e ressalta
que não existe nada de tão urgente que não possa ser feito com segurança.
“Nós não registramos nenhum acidente grave com transporte de cana nos
últimos anos, então é uma vitória que nós gostaríamos de manter.
Queremos manter a todo o custo a segurança nessa atividade e, por isso,
promovemos campanhas de conscientização como essa, trazendo a
importância de atitudes seguras no trânsito”, afirma.
O presidente da Ascana lembrou que os encontros de motoristas eram
realizados em outro formato antes da pandemia e dos passeios ciclísticos
dos 2 últimos anos que também contribuem para a conscientização da
comunidade.
Os motoristas receberam um kit com boné, cartilha de orientações sobre
trânsito seguro e um adesivo para ser colado no veículo com o telefone do
0800 700 193 0 dedicado ao atendimento de emergência, em caso de focos
de incêndio nas estradas, que faz parte da Campanha Juntos contra o Fogo,
promovida pela Zilor e a Ascana. Após o evento foram servidos aos
colaboradores pastéis e caldo de cana.

A Segurança no trânsito foi abordada por vários palestrantes

O 1º Encontro de Motoristas promovido pela Zilor e Ascana trouxe vários
palestrantes que abordaram o tema de segurança no trânsito sob vários
aspectos.

Coordenador de Segurança da Unidade Barra Grande da Zilor, André
Coneglian falou sobre as boas práticas de segurança no trajeto e na
indústria e do uso dos EPI’s.
Coronel de Reserva da Polícia Militar, Alan Coschitz Terra, que hoje atua
como consultor da empresa Tecna Treinamentos, explicou como o
motorista deve se comportar ao ver fumaça na estrada para não se colocar
em risco, não provocar acidentes e que deve comunicar o local do foco de
incêndio às autoridades.
A Polícia Rodoviária foi representada pelo Tenente Rodrigo Sayki que
falou da importância da direção segura nas estradas, apresentou estatísticas
e elogiou o evento.
“É muito importante a iniciativa de um evento como este porque a
responsabilidade do trânsito é de todos. Ver as entidades privadas
envolvidas nesta questão deixa a gente bastante satisfeito e fiquei feliz em
poder colaborar”, disse o Tenente Sayki.
O representante da Polícia Ambiental de Bauru, Cabo Leandro Marcomini,
ressaltou informações importantes de como os motoristas não devem se
comportar nas estradas, principalmente não alimentar os animais silvestres,
já que isso pode provocar acidentes e até a morte dos bichos por doenças
transmitidas pelos humanos.

Principal palestrante do evento que foi realizado em 2 turmas, uma pela e
outra à tarde, Mauricio Louzada, especialista em segurança
comportamental, destacou que o acidente de trânsito não é acaso, mas fruto
da pressa, distração, excesso de confiança e sono. Louzada ressaltou que
voltar para casa ao final de um dia de trabalho é a principal razão para
dirigir com segurança.
“A gente tem falado muito disso. São 4 estados que a gente tem que
eliminar: a pressa, a distração, o excesso de confiança e o sono. Quem
nunca saiu atrasado, olhou no celular dirigindo ou fez uma ultrapassagem
em local proibido ou ainda que achou que ia vencer o sono?”, diz
Louzada.
Mauricio Louzada aponta alguns elementos que podem provocar acidentes
e que os motoristas precisam ficar atentos:

Pressa
A pressa faz com que o motorista descumpra regras e procedimentos no
trânsito, principalmente com excesso de velocidade e ultrapassagens
perigosas.
“Se você tiver que fazer uma ultrapassagem e tem um pouquinho de
dúvida, você acaba fazendo porque a pressa te leva lá e a velocidade é um
dos elementos mais importantes que a gente tem que controlar quando está
dentro de um veículo”, analisa Louzada.

Distração
A principal distração ao volante é o celular. O correto é desligar, segundo o
especialista. Mas tem outras coisas que também não devem ser feitas como
comer ou beber enquanto dirige.
“Acho que hoje não tem uma pessoa que não seja de alguma forma
escrava do seu celular. Toda hora vem uma mensagem e olhar para o
celular enquanto dirige é algo realmente muito perigoso. Quem não
consegue vencer isso deve desligar o aparelho. A regra é: motor ligado
celular desligado!”, orienta.

Excesso de confiança
O excesso de confiança pode acontecer quando se dirige há muito tempo e
o motorista imagina que está seguro e passa a assumir determinados riscos.
Aí também está o uso do cinto de segurança e da cadeirinha de bebê.
“O excesso de confiança pode levar a gente a ultrapassar onde não deve
ou mesmo exceder o limite de velocidade. Uma coisa que acontece muito é
que na rodovia a pessoa usa o cinto de segurança e ao entrar na sua
cidade tira, relaxa e acontece o acidente. Quem tem um bebê pequeno, às
vezes fala assim: só vou na casa aqui da minha sogra, então eu não vou
colocar a criança na cadeirinha e ali acontece o acidente”, destaca o
especialista.

Sono e fadiga

O sono, a fadiga e o cansaço as pessoas não têm como vencer. O sono
sempre vence e não tem receita mágica que funcione. O correto é parar e
descansar.
“O sono sempre vence a gente e não tem receitinha daquelas como abrir o
vidro, aumentar o volume do rádio, tomar um energético. Nada disso
funciona para quem tem sono. Só tem um jeito, é parar, descansar –
dormir mesmo – e depois retomar a viagem com segurança”, destaca.

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Associação de Plantadores de Cana do Médio Tietê
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